Na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, a Câmara de Vereadores de João Dourado reconheceu o trabalho do grupo Aja Criativo com uma moção de aplausos. Formado por um grupo de amigos unidos pelo amor à narrativa e à cultura, o Aja Criativa tem como missão ouvir, documentar e contar histórias que promovem a valorização do desenvolvimento local. Com um olhar sensível e inovador, o grupo trabalha para unir narrativa e identidade, reforçando o orgulho da comunidade por sua história.
A honraria, indicada pela vereadora Viviane da Gameleira e aprovada por unanimidade, foi entregue pela produção dos documentários Heranças Agrícolas e Associativismo: Uma Força Silenciosa, que exaltam a rica história e o potencial de desenvolvimento do município.
SOBRE OS DOCUMENTÁRIOS
Associativismo: Uma Força Silenciosa
O minidocumentário apresenta o impacto transformador das associações comunitárias na cidade, evidenciando como o associativismo promove o desenvolvimento sustentável, protagonismo feminino, inclusão social e econômica, além do resgate cultural e fortalecimento comunitário. Exemplos como a Associação de Remanescentes Quilombolas de Mata do Milho ilustram conquistas significativas, como a geração de renda, capacitação profissional e a preservação de tradições culturais, a exemplo do Terno de Reis.
Heranças Agrícolas
O documentário explora a história da agricultura que transformou João Dourado na “Capital da Cebola do Nordeste”, resgatando memórias da prática agrícola por meio de depoimentos de pioneiros e revelando como a cidade superou desafios climáticos para se destacar na produção e comercialização de hortaliças. O grupo busca a preservação da história agrícola de João Dourado, na educação e conscientização sobre o papel da agricultura na economia local e na valorização da identidade cultural do município.
As produções já estão disponíveis no canal do You Tube do Aja Criativo, ambos os documentários contam com legendas e interpretação em Libras, garantindo que suas histórias sejam acessíveis.
Link para acessar o canal: https://www.youtube.com/@AJACRIATIVO/videos
Durante a sessão ordinária 1168, os vereadores enfatizaram a importância de iniciativas como essas, que não apenas preservam a memória local, mas também inspiram novas gerações. “Documentar a história de João Dourado é essencial para fortalecer a nossa identidade cultural e destacar o trabalho árduo de quem construiu nosso município”, afirmou a vereadora Viviane da Gameleira.
FICHA TÉCNICA:
Entrevistados no minedocumentário – Associativismo: Uma Força Silenciosa
- Iraci Santos – presidente da Associação de Remanescentes Quilombolas de Mata do Milho;
- Verônica Gomes – coordenadora do programa Central das Associações;
- Cleonice – costureira e associada;
- Bilisco – chefe do Terno de Reis Estrela Guia e associado;
- Claudimiro – sócio fundador da Associação de Mata do Milho.
Entrevistados no documentário Heranças Agrícolas
- Wilson Loula – agricultor, pioneiro na agricultura irrigada;
- Di Cardoso – prefeito, agricultor e empresário;
- Eduardo Dourado – agrônomo, agricultor e delegado da Bahia na Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE).
Equipe técnica em ambos documentários:
- Rafaela Vieira: produção, direção e roteiro;
- Vítor Ferreira: coprodução e co-roteiro;
- Alisson Reis: captura e edição
- Tamirys Lopes: marketing
Os projetos contam com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de João Dourado-BA, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, reforçando o papel das políticas culturais no incentivo à produção audiovisual local.