Deputado baiano será responsável por articular demandas regionais e fortalecer diálogo institucional com sociedade e setor produtivo
O deputado federal Leo Prates (PDT-BA) foi designado como representante da Região Nordeste no programa Câmara pelo Brasil. A iniciativa foi criada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), com o objetivo de promover o diálogo institucional entre a Casa, autoridades dos entes federativos, a sociedade civil organizada e o setor produtivo em todo o país.
“Essa decisão foi muito assertiva. O Brasil, com suas dimensões continentais, precisa de uma unidade de pensamentos e trocas para que possamos, de fato, compreender as demandas sociais. Eu, como representante do Nordeste, me dedicarei em ouvir a todos e contribuir para diálogos e soluções que ajudem a população”, ressaltou Prates.
O programa será coordenado por um comitê formado por deputados federais representantes de cada uma das cinco regiões geográficas do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O presidente da Câmara designará esses parlamentares e também escolherá um coordenador entre eles.
O comitê terá como funções propor à Presidência as diretrizes, as estratégias e o cronograma para execução das ações do programa. Também será responsável por articular com as bancadas regionais os temas prioritários a serem abordados nas visitas técnicas, coordenar a interlocução com entes federativos, entidades da sociedade civil e setores econômicos regionais, além de apresentar relatórios de atividades ao presidente da Casa.
O presidente Hugo Motta designou, na última quinta-feira (25), cinco deputados para integrar o comitê de coordenação do programa:
- Júnior Ferrari (PSD-PA), representante da região Norte
- Toninho Wandscheer (PP-PR), representante da região Sul
- Leo Prates (PDT-BA), representante da região Nordeste
- Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), representante da região Centro-Oeste
- Da Vitoria (PP-ES), representante da região Sudeste e coordenador do Comitê
O programa Câmara pelo Brasil busca, assim, organizar a atuação dos parlamentares em visitas técnicas e interlocução com diferentes setores, de acordo com as diretrizes definidas pelo comitê de coordenação.
Câmara pelo Brasil
O programa Câmara pelo Brasil busca ampliar o diálogo com autoridades locais e a sociedade civil. A iniciativa prevê comissões, audiências e visitas técnicas em diferentes estados, dando mais protagonismo às agendas externas. Segundo o presidente Hugo Motta, a medida também responde à repercussão negativa da PEC da Blindagem e do projeto de anistia, criticados em manifestações populares.
A gestão da Câmara investe ainda em comunicação para reduzir a distância entre parlamentares e sociedade. Foram inaugurados estúdio multimídia, videocast institucional e ampliada a presença digital do presidente. Também está em avaliação a contratação de consultoria técnica para produção de conteúdo nas redes sociais, com valor estimado em até R$ 4,9 milhões. Aliados de Motta afirmam que os protestos recentes aceleraram a implementação do programa.
Deputado também propõe mudanças no transporte aéreo
Paralelamente à atuação no programa, Leo Prates apresentou o projeto de lei 4651/2025, que visa proibir assentos verticais em aeronaves civis de passageiros no Brasil. De acordo com o texto, o transporte aéreo deve ocorrer exclusivamente com passageiros sentados em poltronas certificadas, garantindo conforto e segurança durante os voos.
O projeto proíbe especificamente o modelo Skyrider 2.0, desenvolvido pela empresa italiana Aviointeriors, que possui formato semelhante ao banco de bicicleta. Apesar de nunca ter sido comercializado, a proposta estabelece penalidades para empresas que descumprirem a regra, sem especificar o valor da multa. A iniciativa de Prates complementa outro projeto com objetivo semelhante, apresentado pelo deputado Messias Donato (Republicanos-ES).


