logo lider noticias

Levantamento mostra taxas baixas na aplicação da 2ª dose da vacina de Sarampo no Brasil

Levantamento mostra taxas baixas na aplicação da 2ª dose da vacina de Sarampo no Brasil

A segunda aplicação de imunizantes contra o Sarampo no Brasil registraram taxas mais baixas entre 2023 e 2024, em comparação com a 1ª dose. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Questão de Ciência (IQC), via O GLOBO, com dados do Ministério da Saúde, as taxas foram de 66,7% em 23 para 79,7% em 24. A meta fixada é de 95% na segunda etapa do imunizante no país. 

A vacinação para sarampo é indicada e tem como alvo crianças de 1 ano, com vacina tríplice viral (que protege também contra caxumba e rubéola). Já a segunda dose deve ser aplicada na idade de 1 ano e 3 meses de vida. 

Durante este nível, é possível realizar a aplicação tanto da tríplice viral ou da vacina tetravalente, que contribui para a proteção contra a varicela) . Os dados chegam após o Brasil registrar quatro diagnósticos conhecidos de sarampo. Três no estado do Rio de Janeiro e mais um no DF. 

No entanto, a enfermidade começou a virar alerta de especialistas após os Estados Unidos apontarem a crescente de situações relacionadas a enfermidade.

Fonte: Bahia Notícias
Imagem: OMS/ONU

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *