logo lider noticias

MANSUR PROPÕE HOMENAGEM PARA JOSÉ RIBAMAR FEITOSA DANIEL

MANSUR PROPÕE HOMENAGEM PARA JOSÉ RIBAMAR FEITOSA DANIEL

A deputada Fabíola Mansur (PSB) resgatou projeto de resolução do ex-deputado Marcelino Galo (PT) e propôs que a Assembleia Legislativa conceda o Título de Cidadão Baiano ao Dr. José Ribamar Feitosa Daniel. Nascido em 7 de novembro de 1943, em Caxias, no Maranhão, ele chegou a Salvador em 1962.

“Ele é um dos maiores exemplos de amor ao ser humano, pela sua grande trajetória de vida em prol do pleno desenvolvimento da saúde e da dignidade do povo brasileiro, em especial, do povo baiano”, afirmou Mansur. Graduado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), aposentou-se pela mesma instituição como professor de otorrinolaringologia, sua especialidade.

José Ribamar também é palestrante “e defensor incondicional” das tradições da religião de matriz africana e atuante no combatente da intolerância religiosa. O homenageado é filho do orixá Oxaguiã, do Ilê Axé Opô Afonjá, terreiro de candomblé da Nação Ketu, fundado por Mãe Aninha, tombado pelo Iphan como Patrimônio Nacional. Como defensor dessa religião, em 2018 assumiu a Vice-Presidência do Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira (Muncab). Com o título de Obá Odofin, tornou-se integrante do Corpo de Obras de Xangô, criado em 1936, equivalente à estrutura de Ministro, com a finalidade de assessorar o terreiro em questões atinentes à esfera civil. Entre 2007 e 2021 presidiu a Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá, também fundada em 1936, “e que muito contribui para o desenvolvimento do povo baiano”.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *