O deputado Pedro Tavares (UB) apresentou moção de pesar pela morte do jornalista, cronista político, escritor, ex-deputado estadual e ex-deputado federal Sebastião Nery, ocorrida na última segunda-feira (23), de causas naturais, no Rio de Janeiro.
Baiano de Jaguaquara, nascido em 8 de março de 1932, Sebastião Nery era formado em Direito e Filosofia e se destacou na carreira jornalística, como repórter e cronista de importantes jornais brasileiros, além de ter se inserido na vida pública, fundando o PDT, ao lado do ex-governador Leonel Brizola e candidatando-se a cargos eletivos. Em 1963, Nery foi eleito deputado estadual pela Bahia, mas teve o mandato cassado em 1964 pelo regime militar e passou um período preso. O político chegou a reassumir o mandato, mas foi cassado novamente e perdeu os direitos políticos.
“Sebastião Nery foi um profundo conhecedor da política brasileira, um dos maiores cronistas sobre os fatos e o folclore político brasileiro. Conhecia demais a realidade brasileira, contava os casos com muita inteligência e sensibilidade, sendo uma grande fonte sobre a história da política brasileira dos últimos 70 anos. Foi também um grande defensor da democracia. O seu falecimento é uma grande perda para o jornalismo político brasileiro”, afirmou.
Na moção, o deputado inseriu o texto do jornalista da Folha de São Paulo, João Pedro Pitombo, que destacou a trajetória do cronista.