logo lider noticias

Pedro Tavares parabeniza Cairu, Mundo Novo e Mutuípe

Pedro Tavares parabeniza Cairu, Mundo Novo e Mutuípe

O deputado Pedro Tavares (UB) registrou, na Casa Legislativa, moções de congratulações saudando as populações de Cairu, Mundo Novo e Mutuípe pelo aniversário de emancipação política e administrativa desses três municípios. O parlamentar lembrou que, no último dia 7 de outubro, Cairu completou 86 anos da conquista da liberdade. Ele contou que a cidade foi primitivamente habitada pelos índios Aimorés e que a ocupação do território se iniciou na primeira metade do século XVI, por Francisco Romeo, administrador da Capitania de São Jorge dos Ilhéus.

O município, relata o autor da moção, foi criado por Carta Régia, de 1608, desmembrado de Ilhéus, recebendo a denominação de Vila de Nossa Senhora do Rosário do Cairu, sendo elevado à categoria de cidade através Decreto-Lei Estadual de 30 de março de 1938.

OCUPAÇÃO

Sobre Mundo Novo, o deputado Pedro Tavares escreveu, na sua moção de congratulações, que o município está localizado no Vale do Jiquiriçá, tendo suas origens no Século XIX, com a ocupação de terras por agricultores que se dedicavam ao cultivo de café e cacau. A origem do nome da cidade reflete o desejo de prosperidade e um futuro promissor para a região. 

O parlamentar diz que Mundo Novo “é uma cidade com clima ameno e cercada por uma natureza exuberante, com economia baseada principalmente na agricultura, destacando-se na produção de café, frutas e hortaliças”. Destacou ainda as festas juninas, celebradas com danças típicas, e os eventos religiosos, como as festas em honra a São Sebastião, padroeiro da cidade. “A população local é conhecida por seu forte senso de comunidade e hospitalidade, refletindo um espírito de coletividade e tradição”, salientou

TRADIÇÃO

Por fim, Tavares se congratulou com o povo de Mutuípe, cidade que no feriado nacional de 12 de outubro comemorou 98 anos de emancipação política. O nome Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, vem das palavras “mutum’’, nome de uma fazenda importante para a criação da cidade e de uma ave local, e “ipe’’, que significa “forte’’ em tupi-guarani. A cidade, menciona o legislador, preserva tradições culturais, como a festa de São Sebastião, que reúne a comunidade em celebrações religiosas e sociais. O deputado cita ainda a música e a dança, especialmente o forró, que “são partes essenciais da vida cultural de Mutuípe, evidenciando a alegria e a resistência de seu povo”.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *