O resultado da pesquisa Genial Quaest sobre a avaliação do governo Lula divulgada nesta quarta-feira (26/2) assustou aliados e auxiliares próximos do presidente.
O levantamento confirmou tendência já apontada por outros institutos de recentemente, como o Datafolha, mostrando uma grande piora na avaliação do governo.
A sondagem foi realizada em oito estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em seis, a avaliação negativa cresceu.
No caso de São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, a avaliação negativa da gestão Lula superou os 50%. A menor avaliação negativa foi em Pernambuco: 37%.
Os resultados foram vistos por aliados de Lula – entre eles, lideranças do PT – como “muito ruim”. A avaliação é que o petista precisa dar um “cavalo de pau” no governo “urgentemente”.
Para esses aliados, a Quaest indica que Lula tem que investir em marcas novas e populares para tentar melhorar a popularidade do governo a tempo das eleições de 2026.
A pesquisa, na avaliação dos auxiliares presidenciais, também demonstra a necessidade urgente de Lula fazer mudanças na composição do governo.
Na avaliação de integrantes do PT da Bahia, uma das alas mais influentes do partido, a pesquisa Quaest foi “assustadora” e “péssima” para Lula.
Para integrantes da Secretaria de Comunicação da Social da Presidência (Secom), os números ruins ainda seriam resultado da inflação dos alimentos e da crise no Pix, cujo auge foi em janeiro.
Veja avaliação de Lula nos demais estados pesquisados:
São Paulo
- Negativo: 55%
- Regular: 27%
- Positivo: 16%
- Não soube dizer ou não respondeu (NS/NR): 2%
Minas Gerais
- Negativo: 51%
- Regular: 25%
- Positivo: 22%
- NS/NR: 2%
Rio de Janeiro
- Negativo: 50%
- Regular: 30%
- Positivo: 19%
- NS/NR: 1%
Bahia
- Negativo: 38%
- Regular: 31%
- Positivo: 30%
- NS/NR: 1%
Rio Grande do Sul
- Negativo: 52%
- Regular: 28%
- Positivo: 19%
- NS/NR: 1%
Goiás
- Negativo: 58%
- Regular: 22%
- Positivo: 18%
- NS/NR: 2%
Fonte: Metrópoles