O portal G1, do Grupo Globo, publicou uma correção nesta segunda-feira (19/10) após divulgar uma fake news sobre uma proposta para o Bolsa Família em um eventual governo do senador Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência da República.
Na versão inicial da reportagem, o portal informou que os beneficiários seriam desligados do programa após 24 meses, mesmo que não tivessem conseguido emprego. Na correção, publicada às 15h23, o G1 reconheceu o erro e esclareceu que a proposta prevê uma regra de transição de dois anos.
A declaração que deu origem à reportagem foi feita por Daniella Marques, coordenadora econômica da campanha de Flávio Bolsonaro, durante entrevista à Rádio CBN de Salvador.
Segundo a explicação apresentada na correção, o beneficiário teria dois anos para abrir o próprio negócio ou aceitar um emprego com carteira assinada, com retorno automático ao programa caso a tentativa não desse certo.
Veja a nota publicada pelo G1:
“(CORREÇÃO: ao publicar essa reportagem, o g1 errou ao dizer que, em um eventual governo de Flávio Bolsonaro, os beneficiários seriam desligados do Bolsa Família após 24 meses mesmo sem terem conseguido um emprego. Na verdade, Daniella Marques disse que haverá uma regra de transição de dois anos para o beneficiário abrir seu negócio, ou aceitar um emprego de carteira assinada. E um retorno automático ao programa caso dê errado. A reportagem foi corrigida e atualizada às 15h23.)”
FONTE: INFORME BAIANO


