

A Prefeitura de Ibipeba cancelou a tradicional festa que marca o aniversário de independência política do município.
O evento foi cancelado pelo prefeito Demóstenes Amorim, justificando a decisão por conta das dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios baianos com a queda do repasse do FPM.
“Entendemos a vontade da população, sim, mas os desafios e responsabilidade que norteiam o cenário econômico neste momento, tornam inviável a realização da festa. É uma medida impopular, mas extremamente necessária” – justificou o gestor.
De acordo com a nota, a prefeitura de Ibipeba – assim como as demais da região de Irecê – enfrentam dificuldades financeiras após reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo a Associação dos Municípios da Microrregião de Irecê – Unipi, em julho, ocorreu uma redução de 11,5% nos repasses do FPM em relação ao mesmo período do ano passado. Agora, em agosto, a queda foi ainda maior: 32,23%.
A prefeitura de Ibipeba vai seguir a orientação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), de priorizar os pagamentos dos salários e o 13º dos servidores municipais.