A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Agricultura, deu início às ações municipais do programa Desenrola Rural em reunião, realizada nesta quarta-feira (26), com o Banco do Nordeste. O encontro aconteceu na sede da instituição financeira e contou com a participação dos representantes do banco, da Secretária de Agricultura de Irecê, Juliany Mendes, coordenação da Mais Ater, além do Polo Sindical, FETAG e Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras da cidade. O objetivo foi alinhar estratégias para facilitar o acesso dos agricultores familiares à renegociação de dívidas e ao crédito rural.
O Desenrola Rural, sancionado pelo Governo Federal, permite que agricultores familiares renegociem suas dívidas com descontos que podem chegar a 80%, possibilitando o retorno ao crédito e a ampliação da produção de alimentos. Em Irecê, há 120 contratos dentro do programa que precisam ser regularizados, além da necessidade de estreitar a parceria com o banco para viabilizar novos financiamentos para os produtores rurais. A iniciativa faz parte do planejamento dos primeiros 100 dias da gestão municipal.
Durante a reunião, os participantes destacaram a importância do programa para o desenvolvimento econômico e a segurança financeira dos agricultores familiares da região. Para a secretária, o momento marca um passo significativo para fortalecer a economia rural do município.
“O município de Irecê, através da Prefeitura, começa hoje a pensar o futuro da ruralidade, dos agricultores e agricultoras, em parceria com o Banco do Nordeste. Estamos aqui para dialogar e fortalecer esse vínculo, porque queremos levar crédito aos agricultores e reduzir a inadimplência do município. A agência já está se preparando para recebê-los, então é fundamental que aqueles que se enquadram no programa procurem o banco para regularizar suas operações e garantir mais crédito”, afirmou Juliany.
O Gerente de Agência do Banco do Nordeste, Vagner Piedade Santos, enfatizou os benefícios oferecidos pelo programa e o impacto positivo para os produtores locais. “O Desenrola Rural permite que agricultores familiares regularizem suas dívidas com descontos que podem chegar a 80%. É uma oportunidade para que eles limpem seus nomes e voltem a acessar crédito, garantindo a continuidade da produção. O Banco do Nordeste é parceiro e tem sempre uma proposta para que essas dívidas sejam prorrogadas ou liquidadas com as melhores condições”, explicou.
Já Antonio Carlos, Agente de Desenvolvimento da Superintendência da instituição, reforçou a relevância da parceria com a Prefeitura de Irecê e o impacto do programa na economia local. “Isso significa mais dinheiro na mão do agricultor familiar, que é quem verdadeiramente aquece a economia. O Banco do Nordeste tem um compromisso histórico com o microcrédito e está à disposição para garantir que essa parceria seja um sucesso absoluto”, destacou.
Sobre o Desenrola Rural
O Desenrola Rural foi lançado oficialmente pelo Governo Federal e está disponível para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e outras comunidades tradicionais. O programa permite a renegociação de dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e outras pendências financeiras com bancos e órgãos federais, garantindo a regularização da situação financeira dos produtores e a retomada do acesso ao crédito.
Os interessados devem procurar uma agência bancária para verificar se se enquadram nos critérios do programa e negociar suas dívidas. Além disso, sindicatos, associações e entidades representativas podem auxiliar os agricultores no processo de adesão.
Fonte: Irece.ba