O prefeito de América Dourada e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião de Irecê (Unipi), Joelson Cardoso do Rosário, enviou um ofício ao governador da Bahia solicitando a instalação do Governo do Estado na cidade de Irecê por dois ou mais dias. A iniciativa tem como objetivo discutir de forma direta os desafios enfrentados pela região, especialmente os impactos da seca prolongada.
No documento, Joelson destaca que a estiagem tem causado prejuízos severos à economia local, afetando a produção agrícola, o abastecimento de água e gerando um aumento significativo no desemprego. A falta de água tem comprometido a atividade dos agricultores irrigantes, levando à redução da produção de culturas como cebola, tomate, beterraba e cenoura. Além disso, a escassez de pastagem coloca em risco o rebanho da região.
Para enfrentar essa crise, o prefeito propõe que, durante a estadia do Governo em Irecê, sejam realizadas audiências, palestras e visitas a projetos sociais e iniciativas locais. A ideia é que essa aproximação permita a construção de políticas públicas mais eficazes e voltadas à realidade dos municípios afetados.
A solicitação reforça a necessidade de ações emergenciais para mitigar os efeitos da seca e fomentar o desenvolvimento econômico e social da microrregião de Irecê. O prefeito e os demais gestores municipais aguardam um posicionamento do Governo do Estado diante da situação crítica enfrentada pela população.

