logo lider noticias

Queda nos preços da cebola atinge Regiões de Irecê e Vale do São Francisco

Queda nos preços da cebola atinge Regiões de Irecê e Vale do São Francisco

As regiões de Irecê (BA) e Vale do São Francisco (BA/PE) enfrentaram sérias adversidades climáticas entre o final de 2023 e o primeiro quadrimestre de 2024, com um volume excessivo de chuvas dificultando o desenvolvimento e oferta dos bulbos até o final de maio. As informações são do site HF Brasil.

No entanto, a partir de então, a diminuição das chuvas, aliada a temperaturas mais amenas, tem contribuído para um aumento gradual na produtividade no Nordeste. Nesse sentido, as cotações dos bulbos caíram neste fim de mês. Em Irecê, o preço da amarela híbrida fechou em R$ 84,29 por saco de 20 kg, uma queda de 12,4% em comparação à semana anterior. No Vale do São Francisco, os preços registraram R$ 80,00 por saco de 20 kg, uma diminuição de 15,8% no mesmo período.

Para o segundo semestre de 2024, as previsões climáticas indicam uma alta probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña, que geralmente provoca chuvas acima da média no Nordeste brasileiro. Este cenário pode impactar negativamente a produção nos próximos meses, afetando tanto as regiões que produzem durante todo o ano quanto Baraúna (RN), que deve iniciar a colheita em agosto.

Fonte: Irecê Agora

Foto: Divulgação

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *