Estreante na Assembleia Legislativa (AL-BA), mas veterano na política por acumular no currículo quatro mandatos como prefeito de Lapão, um como vice-prefeito e três como presidente do Consórcio de Saúde da Região de Irecê, o deputado estadual Ricardo Rodrigues (PSD) afastou a possibilidade de se candidatar a deputado federal em 2026, apesar do bom desempenho dos prefeitos apoiados por seu grupo nas eleições de outubro.
Em entrevista ao Política Livre, o pessedista revelou ter saído de três para 15 prefeitos que ajudou a eleger nesta eleição, ampliando o seu arco de alianças com partidos como Avante, PDT e o próprio PSD. “Assim como no Campeonato Brasileiro, a política tem a série A e a série B. Eu fui eleito em 2022 com o apoio dos prefeitos de Mulungu do Morro, Lapão, que é a minha cidade, e Barro Alto. Podemos dizer que o maior apoio era da série C e D. Agora, eu passei para A e B com 15 prefeitos”, comemorou o deputado.
Ricardo Rodrigues ainda frisou que o resultado é a consolidação do seu primeiro mandato como deputado estadual e o reconhecimento por parte dos prefeitos. Ele citou que a sua experiência administrativa no Executivo e à frente do Consórcio de Saúde o credenciaram a obter a maior votação da história da região de Irecê para deputado estadual, 43 mil votos. “Eu sou um político de resultado, do time do senador Otto Alencar que tem a marca ‘nada resiste ao trabalho’ e é com esse trabalho que a gente conquista o apoio de grandes políticos”, afirmou.
O grupo político de Ricardo Rodrigues está há 32 anos administrando a cidade de Lapão. O prefeito Márcio Messias (PSD) foi reeleito com quase 9 mil votos de frente contra o adversário Antunes de Almeida (PDT). No município, o grupo do deputado também reina com maioria absoluta na Câmara de Vereadores, elegendo 10 dos 11 edis na última eleição.
Fonte: Carine Andrade/Política Livre
Foto: Divulgação