logo lider noticias

RICARDO RODRIGUES APLAUDE CELEBRAÇÕES DO 2 DE JULHO

RICARDO RODRIGUES APLAUDE CELEBRAÇÕES DO 2 DE JULHO

O deputado Ricardo Rodrigues (PSD) registrou, na Casa Legislativa, uma moção de aplausos e congratulações ao 2 de Julho e às celebrações na Bahia, que este ano tem como tema “2 de Julho, Povo Independente”. No documento, o parlamentar saudou a data histórica, com o propósito educativo e inspirador aos ideais de um mundo melhor, destacando que a Independência da Bahia é um importante desdobramento dos conflitos entre colonos e portugueses no contexto da Independência do Brasil.

Rodrigues escreve que a Independência da Bahia, na verdade, “foi a resistência estabelecida contra os portugueses e autoridades locais por parte da população baiana, insatisfeita com algumas resoluções adotadas pela Coroa, a exemplo da nomeação de Madeira de Melo para comandar as tropas no Estado. Ele conta que a declaração de Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822 com o Grito de Ipiranga, não encerrou as disputas e desentendimentos com Portugal, que pretendia manter sob controle as Regiões Norte e Nordeste.

A Bahia foi um desses locais onde aconteceram conflitos entre tropas leais a Portugal e tropas favoráveis à Independência do Brasil, relata o legislador, apontando o chamado “ Massacre da Piedade” como um triste episódio que revoltou a população de Salvador. Outro foco de hostilidades, cita o parlamentar, estava em cidades como Santo Amaro, São Francisco do Conde e Cachoeira que permaneciam alinhadas com Dom Pedro de Alcântara.

“Com esta moção de aplausos, saudamos a conquista da liberdade em 2 de julho de 1823. Neste 2 de julho de 2024, 201 anos depois de tantas lutas e mortes, continuamos a renovar nossa fé e esperança em dias melhores para a Bahia, o Brasil e o mundo”, finalizou o deputado Ricardo Rodrigues, solicitando que este documento seja enviado para o governador Jerônimo Rodrigues e também aos veículos de comunicação da Bahia.

Fonte: Alba

Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *