Por meio de moções de congratulações protocoladas na Casa Legislativa, o deputado Ricardo Rodrigues (PSD) parabenizou os municípios baianos de João Dourado, Buritirama, Lapão, Barro Alto e Capim Grosso, que, nesta sexta-feira (9), comemoram o 40o aniversário de emancipação político administrativa. Nas moções, o parlamentar apontou características históricas, geográficas e culturais e saudou cada município aniversariante.
A respeito de João Dourado, ele elogiou o progresso do município, especialmente nos setores de economia agropecuária, comércio, indústria e logística e, também, a dedicação do povo, o esforço das lideranças políticas, religiosas, comunitárias, empreendedoras, para o desenvolvimento econômico e social do município.
O parlamentar elogiou o papel da agricultura irrigada no desenvolvimento a cidade, transformando-a em um destacado polo na cadeia produtiva da cebola e outras olericulturas, tendo sido destaque nacional e sul-americano, ao sediar o XXXIV Seminário Nacional e o XXV Seminário da Cebola do Mercosul.
“Esta moção é um reconhecimento ao valor histórico e cultural da cidade e de todo o município de João Dourado. O antigo Canal, hoje o jovem município de João Dourado, tornou-se a terra da prosperidade e uma espécie de capital da cebola”, parabenizou.
ORIGENS
Ao homenagear Buritirama, o deputado, lembrou suas origens, com o estabelecimento de uma fazenda de gado pertencente à Casa da Torre, e o seu nome proveniente de um vocábulo indígena que significa “parecido com o buriti”. Também elogiou o seu patrimônio cultural: as áreas naturais de Brejão e a Barragem de São José, e suas festas tradicionais, de comemoração do Dia do Padroeiro São Gonçalo, do aniversário do município, a Festa do Divino e a Independência do Brasil.
Rodrigues parabenizou os buritiramenses pela perseverança e trabalho conjunto nos 40 anos fundação, e se colocou à disposição “para continuar lutando pelo bem comum, com o compromisso de alcançar o pleno desenvolvimento do município”, colocou.
TRAJETÓRIA
Sobre Lapão, o legislador também registrou suas origens, por volta de 1895, quando o fazendeiro Herculano Galvão Dourado, juntamente com familiares e ex-escravizados, estabeleceu-se na área conhecida como Fazenda Boi. Desmembrado de Irecê, Lapão conquistou sua emancipação política em 9 de maio de 1985, e “desde então, tem se destacado por sua vocação agrícola, com produção de milho, feijão, mandioca e frutas, contribuindo significativamente para a economia regional”, salientou.
Ricardo Rodrigues elogiou a cultura “vibrante e diversificada” lapoense, apontando festas tradicionais como o Carnaval, São João em Belo Campo e os Festejos do Senhor Bom Jesus da Lapa em Aguada Nova. É justo, portanto, que esta Casa Legislativa registre, nos seus anais, o reconhecimento ao município de Lapão, exaltando sua história de luta, seu patrimônio cultural e seu papel no desenvolvimento da Bahia”, .
RECONHECIMENTO
Ao congratular-se com o município de Barro Alto, o parlamentar reconheceu “sua notável trajetória de desenvolvimento, à riqueza de sua cultura e à contribuição efetiva para o fortalecimento da região de Irecê e do Estado da Bahia”. Lembrou, ainda, a história da cidade, iniciada no final do século XIX, como Campo de São João, tendo consolidada sua identidade em 1907, com o nome atual e destacou a importância do município como o “Berço da Cerâmica Baiana”, cujas olarias e artesãos mantêm viva uma tradição secular que fortalece a identidade cultural local.
Também elogiou a produção agrícola, base da economia de Barro Alto, e as festividades populares, como o aniversário da cidade e o tradicional São João, e expressou votos de “contínuo desenvolvimento, bem-estar e prosperidade para toda a sua população. Parabéns, Barro Alto! Que sua história continue sendo motivo de orgulho para todos os baianos”, aplaudiu.
DESENVOLVIMENTO
“Em reconhecimento à trajetória de desenvolvimento, cidadania e compromisso com o bem-estar de sua população”, Ricardo Rodrigues homenageou, também, o município de Capim Grosso, “terra de povo acolhedor e trabalhador, que preserva com orgulho suas raízes culturais, celebradas em festas tradicionais como o São João, além de manter um espírito de união que fortalece o progresso coletivo”.
As origens e características do município localizado no Território do Piemonte da Diamantina foram também ressaltadas pelo deputado, que lembrou a conquista da emancipação, há 40 anos, com o desmembramento de Jacobina. “Desde então, a cidade tem se destacado como um importante polo econômico e social da região, com investimentos expressivos em educação, infraestrutura, saúde e comércio”, afirmou.
“A Casa Legislativa se une às comemorações do povo capimgrossense e registra, com grande alegria, esta homenagem ao município, reiterando votos de prosperidade e reafirmando o compromisso com a contínua luta por melhorias para sua população”, concluiu.
Fonte: ALBA
Imagem: AscomALBA/AgênciaALBA