Presos no engarrafamento, motoristas e passageiros buscavam proteção na mureta divisória.
Três pessoas foram baleadas na manhã desta quinta-feira (24), durante uma operação da Polícia Militar no Complexo do Israel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O confronto
Um homem que estava dentro de um ônibus que seguia pela Avenida Brasil foi baleado na cabeça . Uma outra pessoa foi baleada na BR-040, altura do acesso a Linha Vermelha, e socorrida para o hospital.
Diante do tiroteio intenso, a via foi fechada. Presos no engarrafamento, motoristas e passageiros buscavam proteção na mureta divisória (veja acima).
O passageiro viajava num coletivo da linha 493B (Ponto Chic-Central) quando uma bala atravessou a janela e o acertou. Ele foi levado para o Hospital Federal de Bonsucesso.
Impactos
- A Avenida Brasil ficou fechada de modo intermitente ao longo da manhã, gerando enorme engarrafamentos e travando os acessos ao Centro do Rio.
- O Rio Ônibus informou que mais de 20 linhas de ônibus foram afetadas com o fechamento da Avenida Brasil.
- A MobiRio disse que todos os serviços do corredor Transbrasil foram temporariamente suspensos.
- O ramal Saracuruna da Supervia suspendeu a circulação entre as estações da Penha e de Caxias.
- O Centro Municipal de Saúde (CMS) Iraci Lopes e a Clínica da Família Heitor dos Prazeres acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspenderam o funcionamento.
- A Secretaria Estadual de Educação informou que 1 escola da rede estadual precisou ser fechada.
- A Secretaria Municipal de Educação disse que, nas comunidades de Cinco Bocas e Pica-Pau, 3 unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais em curso. Em Vigário Geral e Parada de Lucas, 5 escolas foram impactadas. Na Cidade Alta, 8 unidades foram impactadas.
A operação
No início da manhã, homens do 16º BPM (Olaria) foram para as comunidades de Cinco Bocas, Pica-Pau e Cidade Alta a fim de prender criminosos que atuam no roubo de carros e cargas.
Para impedir a chegada da PM, criminosos atearam fogo a vários carros e a barricadas. Uma viatura foi fuzilada.
Com medo dos tiros, muitos motoristas e passageiros buscaram proteção nas muretas da Avenida Brasil.
Às 8h30, a via foi reaberta, mas muitos motoristas decidiram ficar onde estavam por segurança.