Lista avalia as melhores instituições de ensino superior da América Latina.
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) alcançou o 29º lugar no ranking da Times Higher Education Latin América. A colocação representa uma queda de três posições no ranking, já que, em 2023, a universidade conquistou o 26° lugar.
Neste ano, a Universidade de São Paulo (USP), lidera a lista e retorna ao 1° lugar após cinco anos. A Pontifícia Universidade Católica do Chile perdeu a posição e ocupa o quarto lugar. No total, o Brasil tem sete entre as dez melhores universidades da América Latina este ano.
Confira o top 10:
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade de Campinas (Unicamp)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Pontifícia Universidade Católica do Chile
- Universidade Estadual Paulista (Unesp)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
- Tecnológico de Monterrey, no Méxic
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade do Chile
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Nesta edição do THE Latin America, o ranking classificou 214 universidades de 16 países da América Latina. Entre as 30 instituições mais bem rankeadas, 23 são brasileiras. Destas, 15 são federais, cinco estaduais e três particulares.
O g1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Ufba para obter um posicionamento sobre a colocação no ranking e aguarda retorno.
Nota máxima em avaliação do Inep
Em abril deste ano, a Ufba atingiu a nota máxima no Indicador Geral de Cursos (IGC), uma uma métrica para verificar a qualidade da educação superior no Brasil. A avaliação é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.
Mais de duas mil instituições de ensino foram avaliadas pelo Inep e a pesquisa leva em conta o desempenho de cursos de graduação e pós-graduação.
Esse desempenho é medido através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), uma prova escrita aplicada atualmente para os estudantes que estão prestes a se formar nas instituições de ensino. Os resultados divulgados levam em conta a prova de 2022.
Na avaliação, a Ufba atingiu a nota 4,0593 no IGC Contínuo, o que fez com que a instituição alcançasse a faixa 5 – a maior da métrica. As faculdades e universidades que atingem esse valor precisam ter o ICG Contínuo maior que 3,95.
De acordo com a assessoria da Ufba, nos últimos 10 anos foram realizadas as seguintes pesquisas:
- 2014: pontuação 3,50;
- 2015: pontuação 3,65;
- 2016: pontuação 3,66;
- 2017: pontuação 3,75;
- 2018: pontuação 3,76;
- 2019: pontuação 3,8462;
- 2020: não houve aplicação do Enade devido a pandemia;
- 2021: pontuação 3,9259;
- 2022: 4,0593.
A Ufba foi uma das 12 instituições que alcançaram a faixa 5 pela primeira vez. Deste grupo, 5 são instituições federais.