logo lider noticias

Vaticano aprova benção a casais do mesmo sexo pela 1ª vez.

Vaticano aprova benção a casais do mesmo sexo pela 1ª vez.

Prática não deve ser realizada em liturgias regulares da igreja e nem ter semelhança com cerimônias de casamento heterossexuais

O Vaticano anunciou nesta 2ª feira (18.dez.2023) a autorização para padres da Igreja Católica administrarem bençãos a casais do mesmo sexo. A decisão inédita foi aprovada pelo papa Francisco e vale para os chamados “casais irregulares”, segundo comunicado publicado pelo Vatican News. O documento do Escritório de Doutrina do Vaticano, que explica a mudança, apresenta algumas condições. Segundo o texto, as bençãos não devem ser dadas durante liturgias regulares da Igreja nem terem semelhança com uma cerimônia de casamento….

“Existem várias ocasiões em que as pessoas vêm espontaneamente pedir uma bênção, seja em peregrinações, em santuários, ou mesmo na rua quando encontram um sacerdote e tais bênçãos são dirigidas a todos, ninguém pode ser excluído”, diz. O texto afirma ainda que os padres devem decidir caso a caso e “não devem impedir ou proibir a proximidade da Igreja às pessoas em todas as situações em que busquem a ajuda de Deus por meio de uma simples bênção”. A mudança não significa que a Igreja Católica reconhece a união entre casais homoafetivos, mas, segundo o documento, representa um “sinal de que DeuS acolhe a todos”. Em 2 de outubro, Francisco propôs a prática. A declaração do papa foi em resposta a 5 cardeais que haviam apresentado em julho dúvidas sobre diversos temas, incluindo a crescente prática de abençoar casais do mesmo sexo comprometidos em um relacionamento na Alemanha.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *