Escolher um bom produto é fundamental para manter a temperatura do motor, para baixar o índice de emissões de poluentes e até a economizar combustível. Mas existe a hora certa para substituir o óleo e garantir o bom funcionamento do propulsor.
Manter a manutenção do carro em dia é o melhor caminho para evitar custos excessivos com peças e mão de obra. E o óleo lubrificante é fundamental para que o motor funcione de forma plena.
Mas quando trocar? Há um intervalo definido? Não há resposta única, mas uma regrinha básica te ajuda não deixar o motor do carro desprotegido: o melhor momento para a substituição do óleo é indicado no manual do proprietário.
“A principal orientação é se atentar ao momento da troca que é indicado pela fabricante. Existem casos de 5 mil km, 10 mil km, 15 mil km e por aí vai. Usualmente, se usa óleo para 10 mil km ou limite de 12 meses”, diz Alexandre Dias, proprietário do Grupo Guia Norte Auto Center.
A maioria das montadoras disponibiliza uma versão na internet, caso o motorista tenha perdido o livro físico. Como exemplo, o g1 consultou o manual do Volkswagen Gol Last Edition, que indica que a troca de óleo deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
Contudo, o manual ressalta que o motorista precisa checar “condições adversas”, que pedem uma troca preventiva.
Veja abaixo a lista.
- Trânsito frequente (anda e para, tráfego urbano), em que o motor permanece um longo período em marcha lenta; 🚗🚙🚚🛻🚛💨
- Trajetos curtos, abaixo de 8 km diários;
- Em situações de longa inatividade;
- Estradas ou vias ruins, com alto índice de poeira ou sem pavimentação;
- Em vias com índice elevado de partículas suspensas (em regiões de indústria de mineração, cimento e siderurgia, marmorarias e salinas);
- Trânsito com reboque ou rodagens com carga.
🏍️ E o óleo para as motos?
Para motos, as trocas devem ser feitas em intervalos de quilometragem e tempo menores, como é o caso da Honda CG 160, a mais vendida do Brasil. A substituição, segundo a Honda, deve ser feita a cada 12 meses ou 6 mil km.
Para a scooter Elite 125, no entanto, o serviço é exigido a cada 4 mil km. Desta forma, a orientação dos especialistas é a mesma: consultar o manual ou o site da montadora é imprescindível para não perder os prazos e a garantia.