logo lider noticias

Barro Alto celebra 38 anos de emancipação política

Barro Alto celebra 38 anos de emancipação política

O município de Barro Alto completou 38 anos de emancipação política com uma grande programação cultural.

Município criado, com território desmembrado do Município de Canarana, anteriormente sede em Bruacas e posteriormente Campo de São João, e dado o nome de Barro Alto pela Lei Estadual nº 4.439, de 9 de maio de 1985, sendo instalada em 10 de maio de 1985.
O Município de Barro Alto possui uma área aproximada de 417 km2, e uma população de 13.612 habitantes (Censo 2010 – IBGE). Está situado a cerca de 500km da capital estadual Salvador.

É um dos municípios mais novos do Estado da Bahia, primeiro pertenceu a Morro do Chapéu, depois a Canarana. O município, possui, além da Sede, os distritos de Gameleira e Lagoa Funda e 63 pequenos povoados. No ano de 1860, surgiu a comunidade quando um homem chamado Romão Gramacho descobriu um rio ao qual deu-se o nome de Rio Jacaré, apoderando-se dessas terras, que mais tarde vendeu.

Mas, sua história com povoação inicia-se mesmo em 1899. Quando apareceram os primeiros moradores e deram a este lugar o nome de Campo de São João, devido a algumas queimadas em que só restaram poucos pés de São João. 12 anos mais tarde o nome fora mudado para Bruacas pelo fato de encontrarem a beira do rio uma determinada quantidade de bruacas. Em 1907, em visita a Bruacas, o Padre Tolentino, celebrante da primeira missa no povoado, achou aquele nome muito estranho, e propôs a mudança do nome para Barro Alto. Naquele dia, escolheu-se também o nome do padroeiro, que até hoje é o Sagrado Coração de Jesus, cuja data comemora-se 9 dias após o feriado de Corpus Christi.

Em 1956, um dos políticos ligados ao saudoso Deputado Manoel Novais, o Senhor Edson Gunes de Andrade comprou as terras onde era o roçado de Francisco Cassiano Figueiredo, apelidado por Chico Pisou e neste ínterim foi loteado o terreno que deu origem a uma das mais belas praças de Barro Alto, transferindo a feira livre e o comércio local para essa nova praça: hoje denominada Praça Dr. Manoel Novais.

Em 09 de maio de 1985, Barro Alto foi emancipado politicamente, tornando um território desmembrado do Município de Canarana, graças ao Deputado Edivaldo Santos Lopes, ao líder político Edson Gunes de Andrade e ao Prefeito da cidade de Canarana na época o saudoso Videval Seixas Dourado, pela Lei Estadual n° 4.439 de 9 de maio de 1985, e publicada no Diário Oficial do Estado em 10 de maio do corrente ano. Tendo como seu primeiro Prefeito o atual secretário de Meio Ambiente o Srº Wanderley Osório Seixas Dourado e como Vice-Prefeito o Srº Gerson Martins dos Anjos. A partir dessa época a cidade vem em um crescimento constante, nos últimos anos a cidade vem sendo destaque entre os municípios baianos com aquisição de várias obras para o município além de novos maquinários tais como: Retroescavadeira, Unidade Móvel Odontológica, SAMU, 5 novos ônibus escolares, ambulâncias, motoniveladora (Patrol), dentre vários outros.

TURISMO

Os visitantes que todos os anos chegam a Barro Alto, a cidade oferece um interessante leque de opções de diversão e entretenimento. Novas Alternativas estão surgindo para o turismo em toda a região, aproveitando para isso o grande potencial natural existente. O clima ameno é um convite ao deleite todo o ano. No outono e inverno os dias são mais luminosos, propícios a belas fotografias do Paradão dos Tapuias e do Rio Vereda Romão Gramacho, da Toca da Onça em Lagoa do Boi, Morro D’água, Gruta do Sumidouro, Pedra Furada e Pedra Pintada com grande número de Pinturas Rupestres milenares na Sede do Município.

ECONOMIA
Com economia de pequeno porte e economicamente agrícola, Barro Alto é destaque na produção de milho, feijão, mandioca e mamona. Na pecuária são mais representativos os rebanhos bovinos e suínos. Segundo dados do SEI/IBGE, o PIB médio do Município é de R$ 29,703 milhões, sendo 49,91% para agropecuária, 6,61% para indústria e 52,48% para serviços.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *