Por meio de moção de congratulações e aplausos protocolada na Casa Legislativa, o deputado Cafu Barreto (PSD) saudou a sua cidade natal, Ibititá, que, nesta terça-feira, 17 de outubro, comemora a passagem do seu 62º aniversário de emancipação política. No documento, o social-democrata define os conterrâneos como “uma gente alegre, hospitaleira e muito dedicada ao trabalho e aos amigos”.
O parlamentar lembrou as origens do município, chamado inicialmente de Rochedo, por conta da sua topografia, e o significado do seu nome, derivado do tupi-guarani, que quer dizer ‘Montanha de Pedra’. Também destacou a miscigenação da comunidade, distribuída entre sede e zona rural, e a riqueza natural da localidade, com suas lagoas, lajedos e quilombos e a diversidade cultural.
Sobre a economia, a moção cita a agricultura e o comércio como atividades desenvolvidas desde os primórdios, com destaque para a produção de feijão e mamona. Por outro lado, o legislador lamentou a estiagem sofrida nas últimas cinco décadas, “resultando no êxodo rural e na migração de jovens para os grandes centros urbanos, em busca de qualificação acadêmica e melhores empregos”.
Prefeito de Ibititá por oito anos, entre 2013 a 2021, o deputado enumerou investimentos feitos por sua gestão para requalificação da infraestrutura, educação e fortalecimento da saúde local, como a construção do Hospital Municipal Urbano Macêdo, entregue ao lado do então governador Rui Costa. “É é um privilégio parabenizar a minha terra natal e todos os ibititaenses neste dia festivo, visto que sempre recebi o apoio e a confiança de seus munícipes”, afirmou Cafu Barreto.