Nesta quarta-feira (30) de julho, tomou posse a Comissão de Ética de Enfermagem (CEEn) do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho (HRMDS), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e vinculada ao Governo do Estado. A comissão formada por enfermeiros e técnicos em enfermagem atuará na gestão 2025-2028. A CEEn é um órgão representativo do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) nas questões éticas dos profissionais de Enfermagem, que tem como finalidade a orientação, a conscientização, o assessoramento, a emissão de pareceres e a compilação de fatos relacionados ao exercício ético-profissional da categoria na unidade hospitalar.
A comissão foi eleita pelos profissionais de Enfermagem do complexo hospitalar, durante processo eleitoral que seguiu a Resolução Cofen nº 172/94 (Conselho Federal de Enfermagem), e o Manual de Orientações do Coren-BA. “Hoje é um dia importante para a Enfermagem do Hospital Regional de Irecê. A posse da nova Comissão de Ética reforça o compromisso da unidade com a proteção dos direitos da Enfermagem, a promoção de um ambiente mais saudável e acolhedor pautado pela ética profissional, e sobretudo uma assistência mais qualificada aos pacientes”, pontua Luis Cláudio, líder de Enfermagem do hospital.
“É com grande honra e profundo senso de responsabilidade que tomo posse como presidente da Comissão de Ética de Enfermagem da nossa unidade, juntamente com os demais colegas que hoje também assumem este importante compromisso. A Comissão de Ética é um espaço de escuta, reflexão e orientação. É nossa missão zelar pelos princípios éticos que regem o exercício profissional da enfermagem, promovendo uma prática segura, responsável e respeitosa, tanto para os profissionais quanto para os usuários dos serviços de saúde”, explica Jamila Oliveira, atual presidente da CEEn da unidade.








