O artista, DJ e produtor musical brasileiro Alok Achkar Pere Petrillo será homenageado pela Assembleia Legislativa com a Comenda 2 de Julho, em sessão especial que deverá ser marcada pela Mesa Diretora. A entrega da mais alta honraria da Casa para o artista é uma iniciativa do deputado Laerte do Vando (Podemos), que apresentou um projeto de resolução nesse sentido. Com renome internacional, Alok Achkar Peres Petrillo foi eleito o 4º melhor DJ do mundo pela revista britânica “DJ Mag”.
Alok herdou da família seu talento musical. Em 2010 decidiu seguir carreira solo, mudando de gênero para o “house music”, sendo um dos pioneiros do sub-gênero “brazilian bass”. O deputado explica que “Alok não se limita à arte para contribuir positivamente com a sociedade, porque vai além e utiliza sua visibilidade em prol de causas filantrópicas”. Nascido em 26 de agosto de 1991, na cidade de Goiânia (GO), Alok teve parte de sua juventude vivida na Bahia, já que seus pais, precursores do gênero musical “psy trance” no Brasil, foram os idealizadores do Universo Paralello, festival de música eletrônica anual da Praia do Pratigi, na Bahia.
O DJ, que é casado com a médica baiana Ramona Novais, escolheu o sertão da Bahia para criar seu principal projeto de ajuda humanitária. “O intuito do projeto é levar esperança e dignidade humana para as pessoas que moram ali”, relatou Alok em vídeo publicado em seu canal oficial do Youtube. “A seca, a falta de acesso à água, a falta de saneamento básico e de infraestrutura, a escassez de alimento, de trabalho e educação precária sensibilizaram o produtor musical a adotar um povoado para levar sua missão de amor ao próximo”, destacou o legislador.
Na cidade de Canudos, o artista criou o projeto Vila da Esperança, que tem como objetivo acolher famílias da comunidade rural de Rio do Vigário que vivem em situações extremas de vulnerabilidade. Dentre as ações realizadas no projeto estão construção de casas; perfuração de poços de água potável com dessalinizadores para consumo e plantações; construção de um centro educacional multiuso; e a instalação de energia elétrica através de placas solares nas casas.
Desde 2019, o trabalho é executado em parceria com as organizações “Retrato da Esperança” e “Fraternidade Sem Fronteiras”. Segundo dados do Instituto Alok, atualmente 40 litros de água são distribuídos por dia para as famílias da região. Além disso, o projeto já alcança várias famílias com casa de alvenaria. A biblioteca transformou-se em um Centro Educacional utilizado por 219 famílias. Laerte informa também que agora o espaço atende crianças, jovens e adolescentes nas atividades extracurriculares, cursos de capacitação e oficinas e reforço escolar, através de melhorias na biblioteca, sala de informática e cantina.
O Instituto Alok apoia ainda o projeto “Frutos da Esperança”, na região de Jacobina, na Chapada Diamantina, onde a ong “Retratos de Esperança” está criando uma área de plantio para melhoria da segurança alimentar. “Diante desse grande exemplo de humanidade, solidariedade, fé em Deus e amor ao próximo, o artista Alok Achkar Peres Petrillo evidencia ter contribuído, na prática, com a melhoria social de um estado tão vasto e diverso em sua cultura e geografia como a Bahia”, concluiu o deputado Laerte do Vando, conclamando os colegas para a aprovação do referido projeto.