Por meio de moção de aplausos protocolada na Casa Legislativa, a deputada Fabíola Mansur (PSB) parabenizou a Sociedade Lítero Musical Filarmônica Minerva Cachoeirana, pelo 147º aniversário da entidade, comemorado no dia 10 de fevereiro.
Na moção, a parlamentar elogiou a agremiação, fundada em fevereiro de 1878, na cidade histórica de Cachoeira, pelo maestro Eduardo Mendes Franco, que, segundo ela, vem difundindo a arte musical e atuando na formação de músicos e musicistas, através da Escola de Música Alcides dos Santos, “além de oferecer entretenimento de qualidade à população cachoeirana e de toda Bahia, é uma referência em nosso estado”.
Fabíola ressaltou o legado da Minerva na formação musical de muitos cachoeiranos, na preservação patrimonial imaterial do Recôncavo da Bahia e na formação sociocultural, especialmente de crianças e adolescentes, “através de projetos e iniciativas que buscam oferecer novas oportunidades de aprendizado e abertura de horizontes”.
Entre os projetos, a deputada citou o “Minerva Cachoeirana – Ensinamentos de uma Filarmônica Secular”, que oferece diversas atividades, entre elas oficinas de flauta doce e de audiovisual a crianças e jovens de Cachoeira – da sede, comunidades rurais e quilombolas.
“Ao longo de quase um século e meio, a Sociedade Lítero Musical Filarmônica Minerva Cachoeirana vem cumprindo com louvor e dedicação a sua nobre missão de formar músicos e cidadãos. Aplausos de pé para a Minerva Cachoeirana, são 147 anos de uma linda existência. Parabéns para esse patrimônio de Cachoeira!”, afirmou a parlamentar.
Fonte: ALBA
Imagem: AscomALBA/AgênciaALBA