Para este ano de 2025, os aposentados por incapacidade permanente devem ficar atentos, já que está prevista uma nova revisão do benefício.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve fazer ainda neste ano um pente-fino para revisar cerca de 802 mil aposentadorias por invalidez, chamada atualmente de aposentadoria por incapacidade permanente. Espera-se que a revisão ocorra já em março.
O INSS, através dessa revisão, convocará beneficiários que não passaram por perícia médica há mais de 24 meses.
É importante informar que a medida faz parte do esforço do governo federal de economizar R$ 10 bilhões com cortes de benefícios indevidos.
Com isso, os beneficiários devem ficar atentos, já que a convocação pode ser feita de algumas maneiras como:
- Rede bancária, quando o cidadão for receber seu benefício mensal;
- Aplicativo ou site Meu INSS;
- Carta;
- SMS;
- Edital publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Lembrando que, conforme prevê a legislação, a aposentadoria por invalidez deve ser revisada a cada dois anos até que o segurado complete 60 anos e, ao ser convocado, o beneficiário deve fazer o agendamento de um exame pericial por médico perito da Previdência Social.
Aqueles segurados que não se enquadrem nos quesitos para ter aposentadoria por invalidez poderá ter o benefício cortado.
Além disso, os cidadãos que tiverem os benefícios suspensos podem recorrer da decisão no próprio INSS ou na Justiça, mas para isso é fundamental apresentar os os documentos comprobatórios para ter direito ao benefício.
Fonte: Contábeis