O Tribunal do Júri da comarca de Lapão realiza nesta quinta-feira, 29 de maio de 2025, a partir das 9h, o julgamento de Francisco Vasco de Sousa, acusado de assassinar brutalmente a ex-companheira, Edileuza Silva Queiroz, em agosto de 2023. O crime aconteceu no bairro Teotônio Rodrigues e causou forte comoção na cidade.
De acordo com o Ministério Público do Estado da Bahia, Francisco atacou Edileuza com golpes de porrete enquanto ela tomava banho no quintal da casa da mãe, onde estava hospedada. A vítima não resistiu aos ferimentos causados por traumatismo craniofacial e hemorragia encefálica.
Ainda segundo a denúncia, a motivação do crime teria sido ciúmes e o inconformismo do acusado com o término do relacionamento. Durante o ataque, a mãe de Edileuza, Miraci Izabel Queiroz, tentou intervir e também foi agredida. Ela sofreu ferimentos na mão ao tentar se proteger de um golpe na cabeça, mas conseguiu escapar e pedir socorro.
O Ministério Público denunciou Francisco Vasco por homicídio qualificado consumado — com qualificadoras de motivo torpe, meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio — e por tentativa de homicídio qualificado contra Miraci.
Jurados sorteados participarão do julgamento, que promete mobilizar novamente a comunidade lapoense em busca de justiça.


