O deputado Ricardo Rodrigues (PSD) aplaudiu a Fundação CulturArte e a XXXI Cantoria de São Gabriel, um movimento cultural predominantemente musical que ocorre na referida cidade, e “integra o complexo geográfico da Chapada Diamantina, no vale do rio São Francisco”. O evento começou nesta sexta-feira (19) e vai até o próximo dia 21 com uma vasta programação “que transformará a cidade na capital mundial da cantoria”.
Desde 1991, a Cantoria de São Gabriel é organizada pela Fundação CulturArte, uma instituição civil sem fins lucrativos fundada com o objetivo de valorizar um estilo musical denominado Cantorias. O evento é marcado por vários dias de shows em praça pública, sendo parte do calendário e da agenda cultural do Estado. A música popular brasileira (MPB) predomina, abrangendo um movimento popular de arte que inclui cantigas, rock, samba, forró, moda de viola, poesia, dança, oficinas de arte, folclore e artesanato.
Segundo o deputado, esta é “a maior cantoria de todo o Brasil,… notável por sua organização e estrutura, com uma programação consolidada que coloca a Bahia nos circuitos culturais nacionais e internacionais”. O movimento, disse Ricardo Rodrigues, promove o intercâmbio cultural, estimula a difusão de experiências, expressões e manifestações populares e dinamiza a economia criativa, especialmente o segmento relacionado à cadeia cultural.
Fonte: Alba
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA