logo lider noticias

RICARDO RODRIGUES RELEMBRA LUTA PELA EMANCIPAÇÃO DE IPIRÁ

RICARDO RODRIGUES RELEMBRA LUTA PELA EMANCIPAÇÃO DE IPIRÁ

O aniversário de 168 anos de emancipação política do município de Ipirá, que será comemorado neste dia 20 de abril, foi lembrado pelo deputado Ricardo Rodrigues (PSD) em moção de congratulações inserida na Ata de Trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

“A emancipação política do município de Ipirá foi um momento de grande importância histórica, que marcou o início de sua jornada como uma entidade autônoma e responsável por seu próprio desenvolvimento e governança”, declarou o legislador.

Segundo ele, Ipirá foi antes denominado de Povoado do Camisão, Freguesia de Sant’Ana do Camisão e Vila de Sant’Ana do Camisão, até que, pelo Decreto n° 7.521, de 20 de julho de 1931, passou a se chamar Ipirá, nome de origem indígena cujo significado é Rio de Peixe, em referência ao rio piscoso que corta o município.

Ricardo Rodrigues explica que, como os demais municípios da região, Ipirá foi povoado pelos mesmos motivos dos demais municípios situados próximos ao Rio Paraguaçu, se constituindo como a principal ligação entre o Recôncavo, a capital e o interior do Estado. Ainda segundo ele, a economia da cidade é ancorada no comércio de bens e serviços e nos produtos em couro.

“Com grande estima e admiração, apresentamos esta moção de congratulações a todos os cidadãos de Ipirá, às autoridades e a todos que contribuem diariamente para o crescimento e prosperidade deste querido município. Reiteramos nosso respeito e nossa celebração pelos esforços contínuos de todos os envolvidos na construção de um futuro promissor para Ipirá, assim como reconhecemos o significado histórico e cultural de sua emancipação política. Esta moção é um símbolo do nosso reconhecimento e congratulação pelo progresso e pela rica história de Ipirá”, concluiu o deputado Ricardo Rodrigues.

Fonte: Alba

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *