Mais de 78% dos eleitores de Presidente Dutra manifestam tendência de renovar o mandato do prefeito Robertão, enquanto o seu oponente, o vereador Zoroélio Machado, tem a preferência de menos que 7% –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
O município de Presidente Dutra tem se destacado, nas últimas eleições, com indicadores eleitorais fenomenais, a favor dos projetos políticos liderados pelo prefeito Roberto Carlos Alves de Souza, “Robertão”. Nas eleições de 2022, para Presidente da República e Governador do Estado, Lula recebeu a segunda maior votação proporcional da Bahia e Jerônimo o terceiro maior desempenho.
Ainda em Presidente Dutra, enquanto a média de abstenção em todo o País, é em torno de 20%, na Capital da Pinha, ficou em menos de 10%, o que revela satisfação da população com o desenvolvimento das ações públicas do lugar.
Para as próximas eleições municipais, os partidos políticos definiram em suas convenções, os pré-candidatos a vereadores, prefeito e vice-prefeito, que serão avaliados no transcorrer das próximas semanas, para serem escolhidos no próximo dia 6 de outubro. Pelo MDB, vai concorrer Robertão e o seu vice Oberdan Machado (PCdoB), a chapa concorrente é constituída por Zoroélio Machado (PSD) e Sandra de Adão (PSB).
Nesta perspectiva, o advogado e cientista contábil Terêncio Cirino Neto quis saber como está a tendência eleitoral em Presidente Dutra, no atual momento e encomendou à Terra Viva/C&R Pesquisas, consulta pública que foi realizada no período de 6 a 9 deste mês de agosto.
De acordo com os dados levantados junto a 980 entrevistados, sendo 51% mulheres e 49% homens, em números inteiros, envolvendo entrevistados de todas as comunidades urbanas e rurais que sejam sedes de urnas, o prefeito Robertão tem a sua gestão aprovada por 82% da população e apenas 8% reprovam.
Quanto à tendência de voto, 78,27% dos eleitores entrevistados manifestaram preferência para votar em Robertão e 6,94% tem preferência por Zoroélio Machado. A soma dos que não quiseram ou não souberam responder, nulos e brancos, é 14,79%.
Já o teste de rejeição, praticamente inverte os indicadores. Enquanto Zoroélio tem rejeição de 71,73%, os que não tem simpatia por Robertão somam 7,24%. Brancos, nulos e os que não quiseram ou não souberam opinar, são 21.03%.
SOBRE O INSTITUTO
Terra Viva/C&R Pesquisas pertencem a João Gonçalves de Souza de Irecê-ME, com 38 anos de tradição em antecipar resultados eleitorais. Concernente à tendência de vitória, o instituto nunca errou um só indicativo, durante toda a sua trajetória. Em Presidente Dutra, o instituto atua nos últimos 20 anos. Contato 74-99966-1070 ou jornalculturaerealidade@gmail.com
Fonte: Cultura&Realidade
Foto:Divulgação