A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho – unidade hospitalar vinculada ao Governo do Estado e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), completou seu primeiro ano de atendimento. Durante o período, cerca de 300 crianças e adolescentes da macrorregião de Irecê foram atendidas na unidade, com a maioria das internações relacionadas às doenças respiratórias, com taxa de recuperação de 97% dos casos de alta complexidade atendidos pelo serviço.
A UTI Pediátrica ainda combina atendimento presencial com telemedicina especializada em tempo real, garantindo suporte contínuo, mesmo nos casos mais complexos. “Este projeto é fruto de uma rede colaborativa entre profissionais comprometidos, gestão hospitalar e inovação em saúde pública. Seguimos com o propósito de oferecer cuidado humanizado, técnico e acessível ao público acolhido”, compartilha Quíssila Neiva, médica intensivista pediátrica e coordenadora médica do serviço.
“É uma imensa alegria participar da construção de uma UTI Pediátrica na nossa região de Irecê, um marco histórico para todo sertão baiano, pois, recebemos pacientes da região e de toda a Bahia através da Central Estadual de Regulação”, pontua Fernanda Moitinho, enfermeira coordenadora da UTI Pediátrica.
A dona de casa Luna Cunha da Silva, de 33 anos, acompanhou a recuperação do filho de 1 ano e 2 meses de idade, durante sete meses de internação na UTI Pediátrica do Hospital Regional de Irecê. “O tratamento que meu filho recebeu foi muito bom. Ele nasceu prematuro, teve problema respiratório, veio para o hospital e foi muito bem acolhido por toda a equipe multiprofissional”, explica.




