O vereador Inspetor Alberto, que foi reeleito pelo PL do Ceará, causou polêmica ao publicar um vídeo em que segura um porco pelas orelhas. Após a divulgação das imagens nas redes sociais, o Conselho Regional de Medicina Veterinária apresentou nesta segunda-feira (28) uma denúncia contra o parlamentar solicitando a cassação do seu mandato pelo crime de maus-tratos contra o animal.
No vídeo, ele surge puxando o porco pela orelha e depois coloca o joelho sob o seu pescoço asfixiando-o. Enquanto isso, o porco grunhe e Alberto ameaça cozinhá-lo. O motivo da cena era provocar seu rival político Evandro Leitão, então candidato a prefeito da capital cearense.
Alberto diz no vídeo “Leitão, você vai pra panela, dia 27”, em alusão ao segundo turno das eleições. Porém, ao ser questionado pelo Portal G1 sobre as imagens, ele disse: “Eu nem me lembro de quando é esse vídeo, Evandro Leitão nem era candidato”, declarou. “Eu tive que segurar o animal pela orelha porque ele é valente, alguém filmou e colocou fora de contexto”, completa.
A denúncia
Para o Conselho de Medicina Veterinária do Ceará, o comportamento do vereador infinge diversas legislações, entre elas o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, que tipifica como crime os atos de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilações contra animais, com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.
O conselho ficou sabendo do caso e logo buscou a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Ministério Público do Ceará (MPCE) e Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
“O vídeo mostra o vereador arrastando e puxando um porco pelas orelhas, em uma clara demonstração de brutalidade e desrespeito pelo bem-estar animal. Este ato, além de inaceitável do ponto de vista ético, ocorre em um momento em que a sociedade clama por respeito e proteção aos direitos dos animais”, declarou o Conselho de Medicina Veterinária.
“A prática de maus-tratos, especialmente por um vereador, é um sinal alarmante de falta de compromisso com a ética e com a proteção que cada ser vivo merece”, conclui o Conselho.
Ademais, está em curso uma investigação acerca de uma ameaça de morte feita pelo Inspetor Álvaro para Evandro Leitão, onde ele diz “prepara teu caixão, vagabundo”.
Na disputa do segundo turno contra Evandro Leitão, estava André Fernandes, que é do mesmo partido do Inspetor. Leitão conquistou o pleito com 50,38% dos votos para administrar Fortaleza pelos próximos 4 anos.