O deputado Cafu Barreto (PSD), por meio de moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), registrou a passagem do aniversário de 67 anos da emancipação política e administrativa do município de Ipupiara, festejados neste sábado, dia 9.
“É com grande satisfação que Casa Legislativa presta esta justa homenagem a Ipupiara, desejando que a cidade continue trilhando o caminho do desenvolvimento e da prosperidade. Parabenizamos suas autoridades, lideranças comunitárias e, sobretudo, sua população, enviando-se cópia da presente à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores de Ipupiara, com os nossos cumprimentos”, celebrou o parlamentar.
Ainda de acordo com o documento, relatos históricos contam que o surgimento do município de Ipupiara, a 635,4 km de Salvador, deve-se à descoberta de jazidas de ouro e carvão. “Devido a essa descoberta, houve posterior aglomeração humana, nascendo ali um povoado iniciado na fazenda de propriedade do senhor Antônio Alves de Oliveira, que posteriormente doou sua verdade à capela ali existente”, explicou Cafu Barreto.
Na moção, o pessedista falou que, antes de ser emancipada político e administrativamente, Ipupiara pertencia ao município de Brotas de Macaúbas, quando teve vários outros nomes, a exemplo de Fundão, em 1865, Fortaleza de São João, em 1906, Jordão, em 1911, e Vanique, em 1935. Ele também abordou, entre outros assuntos, sobre a agricultura e a pecuária do município, que são de subsistência. “A cidade produz feijão-de-corda, milho, mandioca, mamona, fumo-de-corda. A pecuária é na sua maioria bovina e caprina, destacando-se o gado de raça não definida (pé-duro)”, disse.
Fonte: ALBA
Imagem: AscomALBA/AgênciaALBA


