O município de Ipupiara, localizado na Chapada Diamantina, foi homenageado, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), com uma moção de congratulações. A iniciativa foi do deputado Ricardo Rodrigues (PSD), que celebrou o aniversário de emancipação político-administrativa da cidade, que completa 67 anos dia 9 de agosto.
O documento traz informações sobre o município, cujo nome tem origem no tupi-guarani e significa “buraco do peixe”, e teve sua jornada para a emancipação iniciada no final da década de 1950. Na época, um grupo de moradores liderado por Cícero Batista de Castro e Antônio Pereira da Silva, mobilizou a comunidade para a coleta de assinaturas e o envio de documentos ao governo do estado. Em 1962, o plebiscito que resultou na emancipação foi realizado e, em 7 de agosto de 1963, a cidade foi oficialmente criada.
O legislador também contou um pouco sobre a economia, festas populares e cultura de Ipupiara, cuja história remonta ao século XIX, com a fundação da fazenda de um dos primeiros moradores da região, Manoel Rodrigues. “A cidade, que tem como base econômica a agricultura e a pecuária, abriga uma cultura, com festas religiosas e manifestações folclóricas que representam a identidade da população, como o Dia de Reis, o São João e o Carnaval, em eventos que atraem visitantes de toda a região”, registrou.
Também falou da culinária local – “um reflexo das tradições rurais e indígenas”, disse. Segundo o deputado, o prato mais famoso é a galinhada de Ipupiara, feito com galinha caipira, pirão de aipim, milho verde e pimenta malagueta. Ricardo Rodrigues, em sua moção, enfatizou a importância de preservar a história e a cultura de Ipupiara. “É fundamental que as futuras gerações conheçam a trajetória de luta e superação de seus antepassados e se orgulhem de suas raízes”, disse o parlamentar.
Fonte: ALBA
Imagem: AscomALBA/AgênciaALBA


